Para começar é obrigatório usar o Aparelho de Contenção após o tratamento ortodôntico? Porque precisa usar a contenção?
Gosto de dizer que nada é obrigatório. Mas assim como todo nosso corpo, os dentes também mudam ao longo da vida. Pensar que eles ficarão completamente parados sem nenhuma mudança é uma utopia. A posição dos dentes muda com o envelhecimento, com mudanças no tonus muscular da face, com alterações na qualidade do osso de suporte e até de acordo com as funções que a boca como por exemplo mudanças na dieta ou começar a tocar algum instrumento musical de sopro.
Então se você terminou seu tratamento ortodôntico, e quer que os dentes fiquem na posição mais estável possível (lembre-se imobilidade absoluta não existe). É importante usar as contenções ortodônticas.
E por quanto tempo devo usar minha contenção ortodôntica?
O ortodontista vai avaliar cada caso e orientar a melhor forma de proporcionar estabilidade ao final do tratamento. Mas como sabemos que o corpo está sempre mudando. O uso do aparelho de contenção permite que os resultados do final do tratamento permaneçam por mais tempo.
Em geral no arco inferior, o uso da contenção é indicado para sempre. Existe uma tendência dos dentes inferiores apinharem com o envelhecimento (consideramos até uma “ruga da oclusão”). O uso daquela contenção fixa colada atrás dos dentes de baixo (já vou falar mais sobre ela) evita que isso aconteça.
No arco de cima, depende muito do problema que existia antes do tratamento. Casos de espaçamento (diastemas), por exemplo, tem grande índice de recidiva. Então é importante caprichar mais no uso das contenções dentárias. A avaliação criteriosa do ortodontista a respeito das especificidades de cada situação é a melhor forma de definir o uso da contenção.
Usa o aparelho de contenção só para dormir ou o dia todo?
No caso dos aparelhos móveis existem diferentes protocolos de uso. O mais comum é indicar o uso do aparelho móvel de contenção somente para dormir. Mas lembre-se, cada caso é único. A avaliação do ortodontista e adaptação do protocolo para cada paciente faz toda a diferença.
Oriento meus pacientes que a ortodontia com aparelho invisível costuma ser muito rápida. E isso não dá o devido tempo para as estruturas do corpo entenderem essa nova posição. Por isso, principalmente no começo do uso das contenções, é importante ser muito caprichoso. Algumas vezes indico até usar por mais tempo do que só para dormir.
Uma boa forma de perceber, se você está usando pouco a contenção ortodôntica é se quando coloca o aparelho de contenção tem a sensação de os dentes estarem apertados. Isso indica que os dentes sofreram uma pequena alteração de posição no período que ficou sem aparelho. Nestes casos talvez seja interessante usar a contenção por um período um pouco maior ao longo do dia.
Qual o melhor tipo de aparelho de contenção?
Existem vários tipos de aparelhos de contenção: contenção fixa, contenção móvel transparente ou tipo hawley e até a placa de Bruxismo pode ser usada como contenção.
Aparelho Móvel de Contenção Transparente (Placa a vácuo)
É um tipo de contenção ortodôntica estética removível. É uma placa de acetato feita a vácuo sobre o modelo da arcada dentária. Como é transparente, tem ótima estética. Pelo fato de envolver os dentes na frente e atrás, é uma boa opção para conter rotações dentárias.
A desvantagem é que uma vez feita não permita ajustes.
Contenção Hawley
Esse é o tipo de contenção mais conhecido. É também removível. Consiste em um fio metálico que passa na frente dos dentes, e uma placa de acrílico na parte de trás dos dentes que se estende pelo céu da boca.
A vantagem dessa contenção é permitir o contato entre os dentes, o que permite uma maior estabilização da oclusão após o tratamento ortodôntico. Também permite pequeno ajustes.
A desvantagem é que por ter o fio metálico não se torna tão estética. Além disso o acrílico no céu da boca incomoda algumas pessoas.
Contenção Hawley Estética
Na verdade é apenas uma modificação da contenção Hawley metálica. O fio metálico na frente dos dentes é substituido por uma faixa de acrílico que contorna os dentes. Ela mantém as mesmas vantagens e desvantagens da contenção móvel Hawley tradicional, exceto pelo fato de permitir menos ajustes.
Aparelho Invisível de Contenção (Vivera – Invisalign)
Essa é a contenção mais precisa na contenção dos dentes. A Vivera é uma contenção da Invisalign, mas mesmo pacientes que não realizaram o tratamento com alinhador transparente podem se beneficiar do uso deste tipo de contenção.
Ela é feita a partir de um escaneamento intra-oral. Isso faz com que a adaptação aos dentes seja muito precisa. Sendo excelente para conter rotações e manter os dentes com a posição bem estável.
É transparente, com uma translucidez superior as placas a vácuo convencionais.
Placa para Bruxismo
Essa na verdade não é um tipo de contenção ortodôntica. Mas em pacientes que rangem os dentes durante a noite, a placa para Bruxismo pode substituir a contenção ortodôntica. A grande vantagem é que por ser específica para Bruxismo agrega os benefícios de distribuir a carga do apertamento, impede o desgaste dos dentes, e permite o movimento de forma mais livre de interferências.
A desvantagem é que por ser muito rígida, precisa de um pequeno alívio na sua confecção, e por isso permite uma mínima acomodação dos dentes.
Contenção Fixa (a famosa 3×3)
É a contenção mais usada no arco inferior. É um fio metálico colado na parte de trás do dentes. Em geral dos caninos e incisivos. É muito estética, pois não aparece no sorriso. Pode ser colada em todos os dentes ou apenas nos caninos o que facilita um pouco a higiene.
A vantagem é que mantém os dentes bem estáveis após o tratamento, sendo a escolha em casos de grande apinhamento ou espaços (diastemas) que ficam abrindo.
A grande desvantagem é a dificuldade de higienização. Essa dificuldade acaba resultando em um maior acúmulo de tártaro na região. Pacientes com problemas periodontais devem ser avaliados caso a caso para ver a melhor opção.
E então, como limpar a contenção fixa?
Limpar a contenção fixa realmente é um desafio. Se a contenção for colada em todos os dentes o uso de fios como o Superfloss da Oral B ou a escova interdental são fundamentais.
Caso a resina que fixa a contenção atrás dos dentes seja apenas nos caninos. É possível limpar de forma simples fazendo um “U”como o fio dental. Inicialmente deve-se passar o fio entre 2 dentes. Mantendo o fio no lugar contorne a parte de trás do dente e então passe o restante na outra lateral do dente. Dessa forma é possível limpar os dois lados do dente ao mesmo tempo, e o fio ainda vai passar pela parte de trás, ajudando a limpar a área embaixo da contenção.
E os aparelhos de contenção removíveis, como limpar?
As contenções removíveis tanto as transparentes quanto as tipo Hawley e mesmo a Vivera podem ser limpas utilizando uma escova de dentes macia. Não é indicado o uso de pasta dental, pois ela é abrasiva e pode remover o brilho superficial da contenção. A cada semana ou 15 dias é interessante colocar a contenção de molho em uma solução de limpeza. Existem várias disponíveis no mercado.
Ao usar soluções de limpeza é importante seguir corretamente as orientações do fabricante.
Faltou responder alguma dúvida?
Escrito por Dra. Camila Kessler (CRO/SC 8.385)
A Dra Camila Kessler é dentista Especialista em Ortodontia e Invisalign Top Doctor, e atende em Florianópolis .
Ainda sobraram dúvidas? Faça uma visita em nosso consultório no Shopping Max&Flora (Rua Lauro Linhares, 2055, torre Max, sala 705, Trindade, em Florianópolis ).
3 comentários em “Aparelho de Contenção Fixa ou Móvel: qual o melhor?”